A minha pitoquinhas!

A minha pitoquinhas!
Gabriela, 3.450 g, 50 cm, 15.06.2011

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Blogosfera - obrigada por existir

Hoje estava lendo os blogs que amo como sempre e um post da Mariana no Pequeno guia prático para mães sem prática me fez pensar muito sobre o papel da troca de experiências, principalmente a troca de experiências na internet.

Desde que eu engravidei que andava explorando na internet semana a semana o desenvolvimento do bebê. Queria saber o que estava acontecendo, o que o bebê sentia, ouvia, o que esperar... Eu e meu maridão viámos vídeos no youtube e imaginávamos como estaria o nosso bebezinho na barriga. Aqui na Suiça o GO tem ultrassom no consultório e toda consulta ele checa como está o bebê. Nós dois íamos a todas as consultas morrendo de vontade de ver como estava a nossa pitoquinhas, ter alguma visão da sua carinha.

Nesse tempo eu ainda não conhecia os blogs maternos. Sós quando fui chegando ao fim da gravidez, comecei a pesquisar muito sobre o parto. Como eu disse no meu relato de parto, eu tinha muito medo do parto normal, mas eu sabia que apesar do medo a gente tem que se entregar a natureza e tentar não racionalizar demais. Por isso, fui atrás de relatos e vídeos de parto no youtube e acompanhei vários vídeo-diários. E foi a partir daí (que eu já nem sei como) que achei os blogs que adoro acompanhar (e.g., Nave Mamãe, Viciados em Colo, Carol e suas Baby-bobeiras, Made in Brasil, Peripécias de Cecília e Fofices de Clarice, entre outros, dá uma olhada na lista aí ao lado que vale muito a pena). Eu comecei a ler os relatos de parto dessa mulherada valente que defende o parto natural sem intervenções.
E foi muito bom para a minha ansiedade acompanhar essas experiências.

Eu tive a Gabriela na Suiça e só estava eu e meu marido. Eu não fiz curso de preparação para o parto, porque sinceramente eu não falo assim muito bem o alemão (que diria o suiço-alemão), e não sei se ia conseguir fazer alguma amizade com outras mães no curso. Afinal, os suiços são muito educados, mas reservadíssimos e não fazem muita amizade com os estrangeiros. Em 10 anos que o meu marido está aqui, ele não tem nenhum amigo suiço. Estrangeiro faz amizade mesmo é com outros estrangeiros.

Abre parêntese para um exemplo de como é difícil se enquadrar aqui:

Uma das minhas colegas de trabalho (doutorandas do programa) divide a sala com uma suiça e elas aparentam ser assim super amigas. Se conhecem desde a graduação, andam sempre juntas, viajam para os congressos juntas e tudo. A outra é alemã e é casada com um suiço. O marido da alemã é até amigo do namorado da moça suiça e tal. A alemã já os recebeu várias vezes na casa dela, convidou a suiça para o casamento e tudo. Mas um dia ela me contou que achava muito estranho que essa amiga suiça, nunca a convidou para ir na casa dela. E olha que ela conta que recebeu amigos e coisa assim. A alemã até disse que no começo ficava mesmo sentida com essa situação, mas que resolveu aceitar isso como uma peculiaridade suiça. Eles simplesmente não se abrem muito para os estrangeiros.

Fecha parênteses.

Então, que não tive ninguém para me ajudar a cuidar de um RN. Foi só mesmo o apoio das enfermeiras (uma que vem a sua casa nos primeiros 10 dias e outra que atende no posto aqui pertinho de casa) e da internet.
Acho que a nossa situação é muito comum em um mundo cada vez mais globalizado. A gente se distancia da família na busca de emprego, oportunidades...
Acaba ficando sozinho ou numa família muito nuclear.
E na minha opinião, isso deve ser um dos fatores de estresse para as récem-paridas.
Ficar sozinha em casa o dia inteiro com um bebê (que no começo a gente nem entende muito bem, porque não sabe o que ele quer ao certo) é um pouco estressante.

Por isso era um alívio (e ainda é) poder vir aqui beber da experiência de outras mães. Saber que você não é a única que erra, que tem medos, ansiedades, que pula de alegria com um sorriso banguela, ou com um sorriso de poucos dentes...

À todas essas mães, eu deixo o meu obrigada. Vocês são em parte responsáveis pela minha sanidade mental.
Gabriela e marido agradecem!

4 comentários:

  1. Acabei de conhecer teu bloguinho e adorei, tanto que até te linkei no meu blog, passa lá
    www.mamaeonlinerelatosedicas.blogspot.com

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. A blogosfera é mesmo maravilhosa. Sabe que eu não consigo fazer amizade com americanos. Sei que tem pessoas legais e tal por aqui, mas pra mim todo mundo é um pouco esquisito e diferente do meu jeito. Posso dizer que tenho colegas, mas amigos de verdade, não. As vezes digo pro meu marido que queria me mudar pra um lugar que tivesse mais brasileiros..
    E por isso que a mundo virtual é tão bom pra gente né? Só assim a gente tem contato com gente como a gente. Hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Realmente esse mundinho aqui é muito bom. Depois que nos tornamos mães, parece que ficamos meio "isolads" os amigos dão uma sumidinha rsrs E passar um tempinho aqui é bom...
    Ah! realmente você não é a única que erra, tem dúvidas... eu também estou nesse meio.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie, obrigada pelo carinho no meu blog! Vou vistar o seu, estou te seguindo!

    Beijooosssss!!!!

    ResponderExcluir

Lilypie First Birthday tickers

Lilypie First Birthday tickers