A minha pitoquinhas!

A minha pitoquinhas!
Gabriela, 3.450 g, 50 cm, 15.06.2011

domingo, 11 de setembro de 2011

Amamentação - parar ou não?

Para mim e a Gabi, o fim da amamentação exclusiva chegou mais cedo do que podia ser esperado. Apenas com 2 meses e meio.

Eu estava sempre sozinha com a Gabriela o dia todo nos últimos 2 meses. Entretanto, as férias em Portugal mudaram tudo. Lá toda a família do meu marido ficava a minha volta e o Aires (marido) também. Foi o momento de ser observada pelas outras pessoas relativamente a tudo que eu fazia com a Gabriela e de ser julgada no meu papel de mãe. Claro que o primeiro dos questionamentos foi quanto a alimentação. Desde o nascimento da Gabriela que eu estava praticando a livre demanda. Embora o pediatra e a enfermeira infantil tenham sempre dito para alimentá-la de 3 em 3 horas, eu nunca fui capaz de manter esse esquema rígido. A Gabriela chorava 1 e meia até 2 horas após ser alimentada. E as mamadas dela duravam muito tempo (quase uma hora), porque ela sempre mamava e dormia, dormia e mamava. O meu marido sempre reclamava dessa situação, mas como éramos só nós dois, ficava a minha vontade contra a dele. Eu me desdobrava para dar a Gabriela o leite que eu achava que ela precisava. O meu dia era recheado de mamadas e colo. Muito colo. Tanto que meu braço esquerdo (o braço do bebê) ficava constantemente doendo. Apesar do sacrifício, eu não queria que a minha filha chorasse e não fosse atendida. Eu queria construir uma relação de confiança com ela. Queria que ela sentisse que havia alguém ali para ela. Para confortá-la, amá-la, atender às suas necessidades. Li em algum lugar que esses primeiros meses são importantes em estabelecer a relação mamãe-bebê e eu sempre sonhei em ter uma relação muito próxima com a minha filha e lhe oferecer amor incondicional para que ela se torne autoconfiante.

Tendo em vista esse pequeno projeto pessoal, eu não me arrependo de ter ficado com a mina filha no colo e no peito o tempo que ela achasse necessário. Claro que o julgamento das outras pessoas me irritava, mas eu não falava nada para responder as pequenas insinuações de que ela não estava sendo bem alimentada - afinal, ninguém tinha nada a ver com isso e eu não ia ficar discutindo opções pessoais.
Mas... a Gabriela parou de fazer cocô. De um bebê que fazia cocô três vezes (ou mais) por dia, ela passou para zero - por três longos dias. Eu fiz de tudo - massagem, gotas anti-cólica, estimulação anal - mas nada. O pior é que ela não parecia incomodada ou com dores. Embora estivesse um pouco chorona. Foi aí que a minha autoconfiança como mãe de primeira viagem começou a ser bem abalada mesmo. Caramba, se a menina mama e mama e quer mamar sempre mais e não faz nenhuma caquinha, ela só pode estar mau alimentada. Tive que dar o braço a torcer.
Corre para farmácia então para comprar leite. Para minha tristeza, a Gabriela não rejeitou as mamadeiras. E com elas, ela voltou a fazer cocô. Eu não parei de amamentar por conta disso, mas os intervalos maiores entre as mamadas deram chance do meu peito encher mais de leite. E fomos seguindo assim, alternando uma mamadeira e uma mamada e durante a madrugada só peito mesmo (para não acabar com o sono da mãe).

As últimas 3 semanas tem sido assim - mamadeira e peito. A Gabriela engordou mais de 600 g nessas últimas semanas - já é mais que o peso que ela ganhou no segundo mês. Tudo tranquilo então. Ela não tem rejeitado o peito, mas já houve 2 vezes em que ela não quis mamar no peito, e chorou até eu dar a mamadeira. Nessa última semana, no entanto, tenho tido a impressão que o leite está querendo ir embora - meu peito tá no geral molinho, não fica mais duro com o leite.

Como não quero desmamar total, vou continuar colocando ela ao peito pra ver se estimula a produção. Eu queria continuar amamentando pelo menos de manhã e a noite. Não faz sentido eu forçar muito a amamentação agora, pois em duas semanas vou voltar a trabalhar... Mas mesmo sendo pouquinho, eu queria continuar com a amamentação da minha bebê.

Um comentário:

  1. Ale lendo esse post lembrei dessa pergunta feita ao pediatra Dr. José Martins Filhos, que responde perguntas toda as segundas no blog "Peripécias de Cecília e Fofices de Clarice":

    3 - Minha filha tem 3 meses e já apresenta intestino preso. Ela é alimentada por leite materno exclusivo. De minha parte, faço o que posso pra que o intestino dela funcione: consumo muito mamão, ameixa seca, bagaço de laranja... Mas nada parece estar adiantando. Ela chega a ficar quatro dias sem fazer cocô, e só faz com estimulação (água morna no bumbum - a pediatra dela ensinou). Apesar de defender a amamentação exclusiva nessa idade, a pediatra recomendou que eu ferva 3 ameixas em água filtrada, deixe esfriar e dê 50ml dessa água pra minha filha pra soltar o intestino dela. Ainda não o fiz. O que o sr. acha, Dr. José?

    Eu esperaria mais um pouco. Hoje em dia, todos sabemos que alguns bebês, principalmente quando alimentados ao seio, podem fazer um pouco de obstipação. Isso se deve a vários fatores, inclusive ao fato de o leite materno ser tão totalmente absorvido que sobra pouco para eliminar pelas fezes. Por outro lado, se o bebê demora quatro ou cinco dias, mas, quando o faz, não sente dor, não apresenta cibalos (bolinhas), não sangra, pode ser considerado normal. À medida que a criança for crescendo e principalmente após o 6º mes, quando se introduzem legumes, hortaliças e cereais, ela tem tendência a evacuar mais.

    Um outro motivo para não evacuar é a hipogalactia, ou seja, quando a mãe não está conseguindo suprir toda a necessidade do bebê, mas aí ele fica irritado, chora, não ganha peso - e pelo jeito não é o seu caso. Amamente mais, à vontade, sem se preocupar muito com horários (livre demanda) e verá que provavelmente isso é passageiro, não fique angustiada com essa questão. Seguramente o seu bebê está urinando bem, não é? Outra coisa: para você, mãe, a única coisa que recomendo é tomar bastante água para relaxar e deixar o bebê mamar à vontade. Qualquer coisa volte a se comunicar conosco.

    Pelo que você falou, a amamentação tá bem perto de acabar por aí. =(

    ResponderExcluir

Lilypie First Birthday tickers

Lilypie First Birthday tickers