A minha pitoquinhas!

A minha pitoquinhas!
Gabriela, 3.450 g, 50 cm, 15.06.2011

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Desenvolvimento - 3 meses

Eu sempre quis registrar o desenvolvimento da Gabriela e até hoje não tinha feito nenhum post sistematizado do desenvolvimento da nossa pitocas. Como um dos objetivos desse blog é que a Gabriela possa saber um pouco da sua história, quero passar a registrar os eventos importantes e as sua modificações comportamentais.

Agora que a nossa bebê já completou 3 meses, ela está muito mais engraçada, ativa, confiante...
Para facilitar a descrição do seu crescimento, eu dividi as secções, porém algumas áreas se entrelaçam e a divisão ficou um pouco arbitrária. Mas vamos deixar de papo-furado e vamos ao que interessa.

Desenvolvimento motor
  • Nossa pequena já consegue manter a cabeça erguida na posição de bruço por um tempo considerável. Ela ergue a cabecinha principalmente se tiver brinquedinhos a frente dela. Além disso, nessa posição já deixa o corpo cair de lado e acaba rolando e parando de frente.
  • A Gabriela agarra objetos e leva-os a boca. Aliás, tudo que ela conseguir alncaçar, ela tenta por na boca.
  • Ela já tinha aprendido a bater o pezinho no baby-relax para fazer os chocalhos balançarem. Agora não satisfeita com isso, ela escorrega o corpo para baixo, até conseguir bater com o pezinho no móbile. Ela fica lá amarradona, batendo os pés nos bichinhos e ouvindo o chocalho.
Desenvolvimento pré-verbal e social
  • A Gabriela aprendeu a fazer vários movimentos com a boca. Suas habilidades incluem fazer muita bolinha de saliva, fazer bruuu, estalar os lábios...
  • Também faz muitos sons: Eheeee, guuiiii, Ahhh, humrrr. Adora quando a gente põe ela sentada a nossa frente e imita os sons que ela vai fazendo. Ela dá cada sorriso.
  • Ela estranha as pessoas. Não gosta que um desconhecido lhe pegue no colo. Chora quase imediatamente. Só quer saber da mamãe (em primeiro lugar) ou do papai. Pra ela não chorar a pessoa tem que primeiro conversar com ela, fazê-la rir, e de preferência falar português, porque ela parece ter implicância quando a pessoa está falando alemão ou inglês (hehehehehehhehehe).
  • Sorri muito. Distribui sorrisos lindos, babados. Gosta de beijinhos, que cantemos musiquinhas para ela, que se jogue beijos de longe. Ela também procura chamar atenção para ela quando estamos distraídos (dá uns gritinhos e quando você olha e fala para ela, ela sorri).


Desenvolvimento emocio
nal e cognitivo
  • Nossa bebê era muito assustada. Qualquer barulho a espantava, a fazia saltar. Além de que para não a acordar, o regime aqui em casa era de silêncio absoluto. A gente não podia ouvir televisão, encostar um talher no prato, andar pela casa mesmo que descalço... ao menor som a Gabriela já estava aos berros. Daí que fomos para Portugal e não podia haver casa mais barulhenta que a dos meus sogros - bateção de panelas e pratos, pessoas falando alto, televisão alta. E para quem acha que isso foi contraproducente... muito enganado. A Gabriela passou a dormir a noite inteira - das 22 hs até as 6-7 da manhã. Durante o dia o sono ainda era bem ruinzinho, mas o sono da noite começou a se estabilizar e hoje em dia ela dorme a maioria das noites completa. Esses últimos dias em que ela esteve com o nariz mais ressecado, ela acordou querendo tomar leitinho. Mas mamou tudo e dormiu em seguida. Acho que ela acordou por ter a garganta muito seca. Mas a mamãe aqui não pode reclamar do soninho maravilha da Gabi.
  • Outra coisa que melhorou foi o banho. O medo da água passou, também após a viagem a Portugal. A irmã mais velha do meu marido queria sempre dar banho na Gabi enquanto estávamos lá. Ela tem muito jeito com bebês e ela dava banho com a maior habilidade. A Gabriela chorou todas as vezes que ela deu banho. Olhava para mim toda assustada e abria o berreiro. Mas... a partir daí, todos os banhos que eu lhe dei foram recheados de sorrisos. Mesmo eu sendo desajeitada, dando um banho devagar, ela ama.
  • Por fim, a Gabriela aprendeu mesmo a brincar. Se interessa pelos brinquedos, ri com eles, presta atenção aos barulhos/músicas, bate os braços e as pernas ao tomar banho e fica enlouquecida com a agitação da água. Faz a maior molhadeira no banheiro agora e eu tenho que segurar as pernas dela um pouco senão ela derrama a água toda. É muito gostoso ver ela brincar, ver que ela tem alguns brinquedos que gosta mais, ver ela brincando com a fraldinha, ou se esforçando para agarrar um brinquedo ou bater com as mãos e os pés nos móbiles. Está inteligentíssma (então gente, eu sou mãe,né???)!
Pra finalizar tem algumas novidades. Furei a orelinha da Gabi. Eu sempre achei lindo bebês de brinco e pensava em furar desde que ela nasceu. Ela chorou bastante e ficou super chateada com a senhora que furou a orelha. Ficou vigiando os passos dela. Deu um dó no coração...
Mas o choro passou rápido no colinho, e ela dormiu logo depois. Mais tarde acordou bem disposta como sempre e não parece ter notado que algo mudou.
A minha mãe chega do Brasil domingo e vai trazer brincos de joaninha para ela (presente da minha prima Elis). A decoração do quarto da Gabriela foi feita com joaninhas e nós colecionamos todo tipo de objeto com esse tema para enfeitar o quartinho da Gabi. Vai ficar linda!!!!!!!!!!


4 comentários:

  1. Ownnn que linda de brinquinho!!! Tá muito esperta essa menina, parabéns!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Uma fofa sua filha! linda d+! parabens!!!!
    E pode "roubar" as ideias que quiser lá no http://100prepersonalizado.blogspot.com/ rs, se precisar de ajuda ou de algum turorial é só falar/mandar email que eu fico felicissima de ajudar ;)

    ResponderExcluir
  3. Que fase gostosa... Muito fofa.
    Furar as orelhinhas realmente dá uma penhinha. Eu também ficava ansiosa queria ver a Malu de brinquinho. Furamos quando ela completou 4 meses. A pediatra orientou só depois dos seis... eu não aguentei rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ah que fofa essa Gaby!! Muito espertinha ela!! Tão gostoso acompanhar esse desenvolvimento né?!
    Beijos

    ResponderExcluir

Lilypie First Birthday tickers

Lilypie First Birthday tickers