A minha pitoquinhas!

A minha pitoquinhas!
Gabriela, 3.450 g, 50 cm, 15.06.2011

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Amamentar uma pitocas

Eu tinha muita vontade de amamentar, mas tinha também medo de não conseguir. A maioria das mães recentes que conheço não tinham amentado (não as mães virtuais, essas sim exemplos de que a amamentação funciona). Então, fiquei pensando que talvez fosse ter problemas para amamentar. Eu até ia deixar tudo preparado para dar mamadeira. Pensei em comprar logo um daqueles jogos de mamadeiras, esterilizador, coisa e tal. Mas quer ver uma coisa engraçada? a vendedora da loja de bebê me convenceu a não comprar as mamadeiras. Ela disse que era melhor esperar para ver como o bebê se adaptava. Bem, até hoje (ela já tem 2 meses), a Gabi só tem uma mamadeira que usamos para dar um chazinho de camomila ou erva-doce de vez em quando. Mas nem tudo foi (ou é) fácil.

A Gabriela pegou o peito logo assim que nasceu. Ela nunca teve problemas em mamar em ambos os seios. Eu não tinha nenhum colostro antes dela nascer. Nunca saiu sequer uma gotinha. Mas ela nasceu, veio para o peito e ficou ali mamando toda feliz. Claro que a dor no bico do seio apareceu logo a seguir. Ela ficava ali a chupar mesmo com força e os bicos ficavam a arder. Após a primeira noite, a dor no peito era forte. Você dá de mamar a olhar para o outro lado, a bater o pé no chão, porque o bebê (mesmo sem dente) parece que tá mastigando o peito. E não foi porque ela tinha pegada incorreta não. As enfermeiras vinham sempre ver como ela estava mamando e estava tudo certo com a pegada. Mas eu não tinha feito nenhuma preparação do bico. Então, me deram aquela pomadinha de lanolina 100%. A pomada ajuda com a ardência e evita rachaduras. Mas como o bebê tá sempre mamando, parece que não dá muito tempo para cicatrizar depois que o bico começa a arder. Para mim o melhor mesmo foi o tal bico de silicone. Passei a usá-lo a partir do segundo dia e foi o que ajudou mesmo a melhorar a dor. Até hoje eu uso porque a Gabriela se acostumou com ele e não pega direito no seio sem o bico de silicone. E olha que até hoje amamentar faz dor. De tempos em tempos o peito volta a doer e mesmo com o bico de silicone, a ardência volta. Só que são dores mais passageiras - volto a usar a pomadiha e passa. A maior parte do tempo agora consigo amamentar sem problema algum, na maior paz. Uma felicidade!

Bem, mas o comecinho foi ainda difícil por causa da decida do leite. Nos dois primeiros dias de vida a Gabriela perdeu 7% do peso de nascimento.As enfermeiras no hospital ficaram preocupadas e disseram que ela não poderia ir para casa se não começasse a recuperar o peso. Eu tinha que amamentá-la de 3 em 3 horas no mínimo. Meu peito tava duro com a tal chegada do leite, mas eu não sabia se o leite tava saindo quando ela mamava. Eu não conseguia ver nenhum sinal de leite. E o pior, ela começou a não querer mamar. Dormia sem parar e eu não conseguia acordá-la. Ela dormiu umas 5-6 horas seguidas, e embora eu tentasse acordá-la, ela não mamava. Fechava a boca e não sugava. E eu fui desesperando, né? Achei que aquela letargia era falta de energia, fraqueza porque meu leite não vinha. Tentei tirar leite com a bomba eletrica no hospital, mas em 20 minutos só consegui 20 ml. Chorei muito. Achei que não ia conseguir sair do hospital porque a Gabriela iria ficar abaixo dos 10%. Felizmente, na hora da pesagem a Gabriela tinha engordado 20 g e pode vir para casa. Para você ter uma idéia, a Gabi nasceu com 3.450 g e saiu do hospital com 3.180 g.
Ser liberada para ir para casa não diminuiu o estresse. Chegamos em casa e eu mandei meu marido correndo na farmácia. Era sábado e na suiça tudo fecha no domingo, portanto não queria ficar sem nada para o fim de semana. Na lista de compras: uma mamadeira, uma lata de leite e dois cold-hot packs (essa compressa com gel que pode ser aquecida e resfriada). Comecei a fazer massagem e a colocar a compressa quente no peito antes de oferecer para a mamada. E começou a resultar: dava pra ver leitinho escorrendo da boca da Gabriela. O peito, no entanto, continuava a doer e ardia, parecia que estava a ferver de tão quente que ficava. Então, após as mamadas, eu colocava a compressa fria e isso ajudava porque inibe a produção do leite. O uso dessas compressas (quente antes da mamada e fria após a mamada) ajuda bastante a evitar que o leite empedre no seio. O meu já parecia uma pedra no primeiro dia, por isso o uso estratégico dessas compressas foi essencial, ou eu ia acabar tendo pedras no seio.
No domingo a enfermeira veio até a minha casa ver como estava a Gabriela. Na Suiça você tem direito ao acompanhamento em casa até o 10. dia de vida do bebê e, caso haja recomendação médica, esse prazo pode ser extendido. Além disso, você pode ter 3 consultas extras para resolver problemas com a amamentação. Essa enfermeira checou como a Gabriela estava, retirou o resto do umbiguinho que já estava seco e disse que ela estava mamando muito bem. Ela não quis pesar a Gabriela porque, segundo ela, é normal a perda de peso nos primeiros dias e que no hospital eles fazem mais pressão com esses números. Ela disse que eu não deveria me estressar e sim ir amamentando a minha filha. Esse tipo de estresse acaba levando muitas mães a dar o leite artificial. Bem, posso dizer que esse teria sido o meu caso. Com o estresse que passei no hospital, eu tava pronta para dar o leite artificial caso a Gabriela não tivesse ganho peso. Já tinha a lata de leite ali a mão. Mas graças a Deus acabei não usando.
É um pouco difícil passar pela pressão das outras pessoas. Todo mundo fica perguntando se você tem leite o suficiente. O bebê dá uma choradinha e eles acham logo que é de fome, mesmo ele tendo mamado a poucos minutos atrás. Ficam todos a achar que seu leite não é suficiente, que a criança tem fome... mas como eu digo, se tivesse passando fome não tava engordando, minha gente. A Gabi atingiu 4.300 g e 55.5 cm no primeiro mês.
Hoje vamos ter a consulta do segundo mês com o pediatra e vamos ver quanto ela já conseguiu atingir. Além disso, hoje ela vai receber as primeiras vacinas. Tomara que não haja nenhuma reação a elas. Deus ajude!!!

2 comentários:

  1. Parabens pela amamentaçao Ale, que continue assim por mto tempo! Minha Leah ainda mama. Boa sorte com as vacinas, é tao dificil ver nosso bebe sendo furado... =(

    ResponderExcluir
  2. Amamentar já é uma atividade cheia de grilos por si só - porque o seio não é transparente e não tem marcação de mls - e as pessoas ainda ficam prestando o desserviço de fazerem comentários inoportunos!
    Eu também não consigo tirar leite com bomba - e olha que a minha é medela swing - e hoje saímos da amamentação exclusiva, aos 6 meses, Lorenzo acima das curvas de peso e altura!
    Beijos

    ResponderExcluir

Lilypie First Birthday tickers

Lilypie First Birthday tickers